Campos dos Goytacazes recebe, nos dias 5 e 6 de abril, a primeira edição do VIII Encontro com a Sociedade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). Na pauta, design universal, mobilidade urbana e projeto completo. Os participantes serão também desafiados a vivenciar as barreiras de acessibilidade em workshop. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Auditório Miguel Ramalho do Instituto Federal Fluminense – Campus Centro. Pré-inscrição através do link: http://bit.ly/2UfazDG
Workshop de vivência das barreiras de acessibilidade
A atividade será desenvolvida pela coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/RJ, Regina Cohen. Usando vendas, bengalas e cadeiras de rodas, os participantes poderão vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiência e refletir sobre as calçadas e a infraestrutura das cidades, seja como morador ou como planejador urbano.
“Ainda há muito a ser feito em relação à acessibilidade no estado. Alguns municípios estão evoluindo, mas ainda de forma muito lenta. A ideia de trazer esse debate para o norte-fluminense é mobilizar arquitetos e urbanistas e a sociedade a se dedicar sobre esse tema”, afirmou a coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/RJ, Regina Cohen. Ela também lembrou o péssimo estado de conservação e manutenção das calçadas. “É preciso devolver as calçadas para os pedestres. Além disso, o piso deve ser liso, sem buracos e com sinalização tátil para cegos”.