O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) assinou nessa segunda-feira (9), na sede do Conselho, um Protocolo de Intenções com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e a Conselheira Federal Leila Marques representaram a autarquia federal. Já a presidente da ABDEH, Doris Vilas-Boas, a Coordenadora Técnico Científica, Kátia Fugazza, o Diretor Regional no Rio de Janeiro, Marcos Marques, o Conselheiro Executivo Fábio Bittencourt e a Conselheira Elisabeth Hirth representaram a associação.
O documento tem ainda a finalidade de garantir um apoio mútuo entre ambas as partes signatárias, fortalecendo e intensificando atividades institucionais entre o CAU/RJ e a ABDEH por meio de seminários, congressos, cursos, palestras e workshops. Além disso, o Protocolo de Intenções também visa o zelo da profissão de arquitetura e urbanismo, com foco em arquitetura hospitalar, garantindo assim o funcionamento pleno das edificações e a valorização do profissional de arquitetura.
Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, a parceria apresenta possibilidades de atuação para arquitetos(as) e urbanistas: “Essa parceria é importante para estimular este campo de trabalho para os arquitetos, arquitetas e urbanistas, aprimorar essa atividade profissional e evidenciar a necessidade de se ter apoio técnico e orientação profissional nos hospitais brasileiros, importante para a sociedade como um todo”.
A presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Doris Vilas-Boas, ressalta a importância da arquitetura do urbanismo para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a população.
“Ao qualificar os espaços de saúde, que são as edificações de alta complexidade, a gente constrói hospitais que possam ser promotores de saúde na cidade. E com cidades mais saudáveis, mais resilientes, consequentemente vamos ter necessidade de menos leitos hospitalares. No final, queremos a construção de ambientes urbanos que promovem a qualidade de vida e bem-estar para todos”, observou Doris Vilas-Boas.
Kátia Fugazza, Coordenadora Técnico Científica, não escondeu o seu entusiasmo com a parceria, que já conta com seminários para o desenvolvimento da arquitetura no setor da saúde agendados para 2025. Já o Conselheiro da ABDEH Fábio Bitencourt afirmou que o CAU/RJ tem uma importante conexão com as atividades fim da Associação, enfatizando a relevância de uma colaboração.
Para o engenheiro civil e diretor regional da ABDEH, Marcos Marques, a aproximação com arquitetos(as) e urbanistas significa um melhor funcionamento de edifícios hospitalares.
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar é uma instituição multidisciplinar que visa contribuir para a evolução brasileira no campo da Edificação Hospitalar junto a arquitetos e urbanistas, engenheiros, administradores hospitalares e médicos.