O Programa de Fiscalização Intensivo no interior do estado, parceria inédita entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), foi destaque no jornal Correio da Manhã. Com a colaboração de 10 prefeituras, os Conselhos darão início as ações em janeiro de 2025.
O anúncio oficial do projeto acontecerá dia 16 de dezembro, às 10h, em Sessão Solene no Palácio Tiradentes, evento em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro. Pela primeira vez, ações de fiscalização realizadas em parceria vão combater o exercício ilegal das profissões com o objetivo de garantir a segurança em obras e, consequentemente, da população.
“Chega de leigos se passarem por arquitetas, arquitetos e urbanistas. Esse basta é extensivo aos engenheiros também. Os Conselhos e as prefeituras estão unidos contra o exercício ilegal das profissões. Nossa obrigação é preservar vidas”, afirmou Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ.
Os municípios participantes do Programa possuem parcerias cooperativas com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. São eles: Duque de Caxias, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Três Rios, Areal, Campos dos Goytacazes, Paraíba do Sul, Niterói, Magé e Cardoso de Moreira.