Em homenagem ao Novembro Azul, o Ciclo de Palestras promovido pelo CAU/RJ nessa quarta-feira, 27, reuniu os servidores do Conselho para conscientizá-los sobre saúde masculina e o câncer de próstata, o que mais mata homens no mundo. Os graduandos de enfermagem, Gabriel Dias e Beatriz Lessa, que atuam na Clínica da Família, foram os responsáveis pela palestra, que apresentou sintomas da doença, debateu estigmas e engajou os servidores presentes sobre a importância de cuidar da saúde masculina.
Muito além do câncer de próstata, esta edição do Ciclo de Palestras abordou a comum resistência de homens em cuidar da própria saúde por falta de orientação e incentivo, o que muitas vezes, impede o diagnóstico precoce e diminui as chances de sucesso em tratamento. “É um problema social muito maior, até escapa um pouco da área de saúde”, afirmou Beatriz Lessa.
A dupla apresentou fatores de risco e sintomas mais comuns, assim como exames para diagnóstico, como o PSA e o toque retal. A importância de orientar meninos desde a infância a procurar médicos e prestar atenção em sinais do próprio corpo foi enfatizada. Para Gabriel Dias, a informação é a maior arma no combate ao câncer de próstata: “Eu acho que muitos homens vão concordar que só conhecem o exame de PSA após os 40 anos. Então, se você chega uns 15 anos antes e explica que a maioria dos homens pode desenvolver problemas na próstata e que em algum momento vai chegar a hora de prestar mais atenção e se cuidar, já faz uma grande diferença”.
Beatriz Lessa explicou que o câncer de próstata é silencioso, por isso, a importância de ir regularmente ao médico e realizar exames de rotina. Ao fim da palestra, os servidores participaram de um quizz sobre conhecimentos aprendidos durante a apresentação.
O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, reafirmou a importância de iniciativas inovadoras como o Ciclo de Palestras e confirmou que, em 2025, o projeto será ampliado e fará parte do calendário oficial do Conselho.
“Esses encontros com os servidores são muito importantes”, disse o presidente do CAU/RJ, que participou dessa edição do Ciclo de Palestras sobre saúde masculina.