Eventos

Última edição do Café no CAU/RJ é marcada pelo lançamento da estratégia BIM do Conselho e assinatura do acordo de cooperação com a Sinaenco

Simone Dória, do Centro de Referência em Construção Civil, Alimentos e Bebidas da Firjan na Tijuca, o conselheiro do CAU/RJ Eduardo Ribeiro, a vice-presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice e Raquel Magalhães, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A última edição de 2024 do Café no CAU/RJ foi um sucesso. O conselheiro e coordenador da Comissão de Inclusão Digital do CAU/RJ, Eduardo Ribeiro, apresentou a estratégia BIM do Conselho, que inclui parcerias, qualificação profissional e propõe metas para os próximos anos. O dia também foi marcado pela assinatura de acordo de cooperação com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

No documento da estratégia BIM, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes afirma que “a estratégia BIM não se limita a transformar a indústria da construção. Seus impactos se estendem para toda a sociedade, promovendo um desenvolvimento urbano mais sustentável e eficiente. Ao otimizar recursos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos projetos, o BIM contribui para a construção de cidades mais inteligentes e habitáveis”.

Já para a vice-presidente do CAU/RJ Michelle Beatrice, a estratégia BIM possui o potencial de transformar significativamente o setor da construção civil, impulsionando a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional. “A atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e suas estratégias específicas é fundamental para garantir a disseminação e a implementação dessa metodologia, visando não apenas a capacitação dos profissionais, mas também a criação de um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no setor”, disse.

Para acessar o documento, clique aqui.

A estratégia BIM do CAU/RJ apresenta ações estratégicas previstas pelo Conselho, os resultados esperados, além de planos para os próximos anos e ações já realizadas. Entre as metas, o conselheiro do CAU/RJ Eduardo Ribeiro destacou o papel do Conselho para impulsionar o processo de digitalização no estado do Rio de Janeiro.

“A indústria ainda vende o BIM como uma solução mágica: se eu fizer o BIM eu vou conseguir melhorar os quantitativos, assertividade, eu vou fazer e acontecer apertando um botão. Não, se não, não existia Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Paulo Mendes da Rocha, eles não usavam e faziam grandes arquiteturas. Só que hoje o arquiteto precisa trabalhar de uma forma diferente, né? O mundo é diferente e a gente ainda continua fazendo projetos da mesma forma. Um de nossos grandes objetivos é trazer essa discussão para dentro do CAU. Como é que a gente pode, através da inclusão digital, alavancar a questão da arquitetura? Vamos começar esse processo de transformação digital através do BIM”, explicou Ribeiro.

O lançamento da Estratégia BIM CAU/RJ ocorre após uma série de ações realizadas pelo Conselho ao longo de 2024, como, por exemplo, a criação da Comissão de Inclusão Digital e assinatura de acordos com entidades do setor para disseminação, capacitação e conhecimento do BIM para o setor da construção. O evento marcou o início das atividades previstas para serem implantadas nos anos de 2025 e 2026, quando o programa terá continuidade.

Com o tema Inclusão digital na Arquitetura e Lançamento da Estratégia BIM – CAU/RJ, o Café no CAU/RJ também contou com a participação de Simone Dória, do Centro de Referência em Construção Civil, Alimentos e Bebidas da Firjan na Tijuca e Raquel Magalhães, da Prefeitura do Rio. Elas falaram sobre os cursos oferecidos na área pela Firjan e sobre as discussões a respeito do BIM na prefeitura. “O BIM é uma decisão estratégica, organizacional. Não importa se é uma organização pública ou uma organização privada, ela precisa estar dentro da estratégia dessa organização”, avaliou Raquel Magalhães.

O conselheiro do CAU?RJ, Eduardo Ribeiro, o presidente do Sinaenco Rio de Janeiro, Valdir Gomes, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes e a vice-presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice.

Acordo de cooperação

Mais cedo, o CAU/RJ e o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) assinaram Acordo de Cooperação para promover e qualificar a atuação dos profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo na área de arquitetura consultiva e capacitar os profissionais, em especial sobre os temas: Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021); BIM na Gestão Pública e Reforma Tributária.

O presidente do Sinaenco Rio de Janeiro, Valdir Gomes, falou sobre o acordo. “A parceria entre o Sinaenco e o CAU/RJ será muito bem-vinda e será muito favorável à população do Rio de Janeiro como um todo, visto a importância do arquiteto para o planejamento, desenvolvimento dos projetos e nas prospecções que o Sinaenco pode fazer junto ao governo, ao estado e ao município. Essa é uma parceria que nasceu para dar certo”, avaliou.

O Café no CAU/RJ é realizado desde janeiro de 2024. Ao longo de oito edições, o evento abordou temas como arquitetura sustentável, empreendedorismo, mobilidade e Plano Diretor. “Começamos esse programa, no qual a gente se encontra uma vez por mês, para a gente falar com a sociedade e discutir assuntos no âmbito da arquitetura. O Café no CAU/RJ tem sido enriquecedor porque faz com que vocês venham para cá, conheçam a estrutura do CAU/RJ e a gestão e a gente consiga dialogar, de fato, com todo mundo”, afirmou a vice-presidente do CAU/RJ, Michelle Beatrice.

MAIS SOBRE: Café no CAU/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Encontro com a Sociedade Baixada Fluminense traz diálogo com seis prefeitos e lota auditório da Unimed em Nova Iguaçu

CAU/RJ celebra o Dia do Arquiteto e Urbanista com Sessão Solene, no Palácio Tiradentes, Banda Sinfônica da Polícia Militar e entrega da premiação do Edital Tripartite

Encontro com a Sociedade em Três Rios: Evento realiza palestras sobre orientações para síndicos e suas responsabilidades legais