O jornal Bom dia Alerj destacou a palestra do antropólogo colombiano Santiago Uribe, responsável pela transformação urbanística da cidade de Medellín, no “Encontro com a Sociedade”, produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). O evento, que aconteceu nessa terça-feira, 5 de novembro, no Morro da Providência, propôs novas soluções para as favelas cariocas, inspiradas no Projeto Medellín, que reduziu os índices de violência e se tornou um modelo de urbanismo social para o mundo.
“O projeto de urbanismo social que foi feito em Medellín olha as favelas e periferias de uma maneira diferente. O objetivo é levar o melhor do urbanismo e arquitetura para as pessoas que mais precisam gerar infraestruturas de educação, parques bibliotecas, praças e também com infraestruturas de acesso e mobilidade.”, afirma o antropólogo.
O Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou a importância do evento para a sociedade:
“Trazer essa experiência para o Rio de Janeiro é uma iniciativa muito importante e que pode contribuir para a participação de arquitetos e arquitetas urbanistas no desempenho da sua responsabilidade e atividade social”, afirmou.
O “Encontro CAU com a Sociedade” é um evento regimental que acontecerá nas três grandes regiões do estado do Rio de Janeiro, centro norte e sul, durante esse mês de novembro. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do CAU/RJ para aproximar os profissionais de arquitetura e urbanismo das comunidades, incentivando o diálogo e a busca por soluções que melhorem a qualidade de vida em áreas carentes.