O jornal O Globo destacou a palestra do antropólogo Santiago Uribe, responsável pela transformação urbana da cidade de Medellín, no “Encontro com a Sociedade”, produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). O evento, que aconteceu nessa terça-feira, 5 de novembro, no Morro da Providência, busca discutir e propor novas soluções para as favelas cariocas, inspiradas no Projeto Medellín, que diminuiu seus índices de violência e se tornou um modelo de urbanismo social para o mundo.
“Medellín é um exemplo de como construir uma visão coletiva de cidade a partir de um diálogo amplo falando com lideranças comunitárias, universidades e empresários. A partir daí, é possível desenhar novas formas de intervenção urbana e arquitetônica. Precisamos de diálogo entre as diversas esferas da sociedade. Medellín virou uma cidade inovadora, depois de 30 anos de intervenções arquitetônicas, urbanas e sociais, com educação e cultura”, afirma o antropólogo.
O Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou a importância da participação de Uribe no evento:
“É de uma importância enorme trazer essa visão inovadora para o nosso contexto. Queremos levar essa visão de cidade coletiva, onde os moradores de favelas são parte da sociedade”, afirmou.
A Vice-Presidente Michelle Beatrice comentou a importância da realização do evento para o Rio de Janeiro.
“Queremos fortalecer laços entre a comunidade e experiências inovadoras de fora, criando uma ponte que enriqueça a todos. A presença de Uribe representa um momento de aprendizado e reconhecimento do potencial do Morro da Providência.”
O “Encontro CAU com a Sociedade” é um evento regimental que acontecerá nas três grandes regiões do estado do Rio de Janeiro, centro norte e sul, durante esse mês de novembro. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do CAU/RJ para aproximar os profissionais de arquitetura e urbanismo das comunidades, incentivando o diálogo e a busca por soluções que melhorem a qualidade de vida em áreas carentes.