Institucional

1ª Oficina do Programa Cidades Verdes Resilientes acontece na Câmara dos Deputados

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), representado pela conselheira federal e coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente e Extremos Climáticos do CAU/BR, Leila Marques (CAU/RJ), participou nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da 1ª Oficina de Construção da Estratégia de Implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto nº 12.041/2024. Este evento marca o início do processo de construção participativa da estratégia de implementação do programa. 

  

Criada em 26 de julho, “a Câmara visa sintetizar e divulgar conhecimentos mais avançados sobre as mudanças climáticas extremas que hoje afetam o mundo, com ênfase ao fenômeno do aquecimento global, a fim de melhor inserir o trabalho do profissional da Arquitetura e do Urbanismo no processo de ajudar a prevenir desastres e combater os efeitos deletérios nos biomas e nas cidades”, explica a conselheira federal Leila Marques. 

A Conselheira Federal pelo CAU/RJ, Leila Marques, e a ex Presidente Nacional do IAB Maria Elisa Batista.

 

O evento foi realizado em conjunto pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima; das Cidades; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de unir esforços para instituir o Programa Cidades Verdes Resilientes. A intenção é potencializar a atuação desses órgãos, mobilizando entes subnacionais e a sociedade para aumentar a qualidade ambiental e a resiliência climática das cidades brasileiras. O programa promove ações integradas das pautas urbana, ambiental e climática para resultados de alcance nacional, orientando e qualificando a atuação dos entes federativos. 

  

Com apoio do projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS), de cooperação internacional com o BMWK da Alemanha, por meio da GIZ, serão realizados eventos presenciais e virtuais para a construção participativa da estratégia de implementação do programa. Essas discussões abrangerão governança, ações necessárias e formas de implementação, visando uma gestão participativa e democrática das políticas urbano-ambientais, além de definir metas e ações de curto, médio e longo prazo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ firma nova parceria no campo da arquitetura hospitalar para ampliar atuação de arquitetos e urbanistas no setor

CAU/RJ participa de importante debate sobre Emergências Climáticas em Arquitetura e Urbanismo no Recife

Encontro com a Sociedade em Campos dos Goytacazes lota auditório com o tema “Mercado Imobiliário, Segurança e Gestão de Condomínios” e atendimento para arquitetos