Rio de Janeiro e Rio das Ostras realizaram, nos dias 29 e 30 de junho, a etapa municipal das Conferências das Cidades, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Em Quatis, a conferência foi realizada nos dias 28 e 29 de junho.
Nesta 5ª Conferência do Rio de Janeiro o CAU/RJ participou com diversos delegados no segmento “Entidades Profissionais e Institutos de Ensino”. Foram discutidas diversas propostas a serem levadas às Conferências Estadual e Nacional, tendo o CAU/RJ eleito três delegados titulares e três suplentes para a conferência estadual. Estiveram presentes: o vice-presidente do CAU/RJ, Carlos Abreu, a Conselheira Federal Suplente pelo Rio de Janeiro Denise Vogel e os conselheiros estaduais Dai Candido, Daniel Mendes, Felipe Sacramento, José Antonio Mendes, Julia Monteiro, Luciana Mayrink, Vasco Acioli, Arnaldo Lyrio, Luiz Othon e Rita Mandarino; sendo estes dois últimos delegados natos, participantes do grupo organizador do evento.
Dentre as diversas palestras o CAU/RJ teve a apresentação da Conselheira Federal Suplente, Denise Vogel, com o tema “Gestão Interfederativa e das Regiões Metropolitanas, Cooperação e Consórcios”; bem como de seu conselheiro Arnaldo Lyrio sobre “Mobilidade Urbana”.
Em Rio das Ostras, o CAU/RJ foi representado por sua vice-presidente Isabel Rocha e pela arquiteta e urbanista Priscila Nascimento da Silva Gomes, da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras (Aero), eleita para o Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Rio das Ostras (Compuro) e como delegada para a Conferência Estadual.
A Vice-Presidente Isabel Rocha fez uma apresentação sobre “As políticas de Habitação e Regularização Fundiária da PNDU e A Política de Mobilidade Urbana da PNDU”. Uma das propostas debatidas foi a criação de uma secretaria especial de habitação, planejamento e regularização fundiária para concentrar recursos humanos e financeiros, contou a vice-presidente.
Em Quatis, o CAU/RJ foi representado pelo conselheiro do CAU/RJ Wiliam Gomez, com suplência de Patricia Vieira do Crea-RJ. A programação contou com palestras e atividades com o objetivo de debater propostas sobre o desenvolvimento urbano local. “Foram debatidos os principais desafios para o município, como transporte público, e a atração de investimentos para a cidade, que tem um perfil rural. Também foi proposta a revisão do Plano Diretor da cidade, embora não seja obrigatório”, afirmou Gomez.
A Conferência Nacional das Cidades é promovida pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, com o objetivo de debater as principais questões da área com participação da sociedade civil, dos entes da federação e de órgãos representativos onde todos podem discutir e apontar possíveis soluções para os problemas que envolvem a população. A discussão é feita em três etapas, com fóruns municipais, estaduais e federal. Vários municípios do Estado do Rio de Janeiro fizeram suas conferências no mês de junho.