O 7º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal (FIPA) acontece nos dias 14 e 15 de julho em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro: no Museu Histórico Nacional, Paço Imperial, Palácio Capanema e Sitio Burle Marx. O evento integra o calendário cultural do Rio 2020-Capital Mundial da Arquitetura e contribuirá junto ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO. Para participar com trabalhos, você deve inscrevê-los até dia 24 de fevereiro (saiba como clicando aqui).
“Todos os mundos – O Patrimônio que nos une”. É essa a temática central que deve conduzir o envio de trabalhos, que ainda deverão respeitar quatro subtemas, ligados à modelagem proposta pela UIA: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; e Transitoriedades e Fluxos.
Entre as ações programadas para o 7º FIPA, estão a construção do documento “Carta de Patrimônio em Risco”, com ações e propostas a serem enviadas ao Congresso UIA2020RIO; a “Carta Rio de Janeiro”, que busca o fortalecimento das instituições ligadas à defesa do patrimônio Cultural; e o lançamento do livro desta edição do Fórum, além das demais produções ligadas a ele.
O FIPA nasceu por meio de duas arquitetas e urbanistas – a brasileira Maria Rita Silveira de Paula Amoroso e a portuguesa Alice Tavares. Desde o início foi criado um convênio entre instituições brasileiras e portuguesas de forma a intercalar anualmente a realização do Fórum entre Brasil e Portugal, agregando profissionais nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio.