Hoje, 31 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista. A data foi formalizada durante a 11ª Plenária Extraordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em agosto de 2020, visando homenagear as arquitetas e urbanistas, que são maioria no exercício da profissão.
Juntas, as profissionais de arquitetura e urbanismo representam 60,66% do total de registrados no CAU/RJ e 64,55% no CAU/BR. Mesmo sendo protagonistas na categoria e tão qualificadas como qualquer outro profissional, as mulheres nem sempre possuem as mesmas condições de acesso, exercício, rendimento e ascensão no campo da arquitetura. A data, além de celebrar as arquitetas e urbanistas, busca dar visibilidade à luta por equidade de gênero.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro parabeniza e celebra todas as mulheres arquitetas e urbanistas ao longo da história e defende veementemente a valorização destas profissionais. A ampla participação feminina proporciona o exercício democrático da arquitetura e do urbanismo.