As celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, no dia 17 de agosto, foram marcadas pelas notícias da possível venda do Palácio Gustavo Capanema, ícone da arquitetura moderna, além de outros bens tombados da União.
Para falar sobre esse leilão de imóveis que causou revolta entre arquitetos e urbanistas e defensores do patrimônio cultural, no Brasil e no mundo, o episódio #17 do Perspectiva, podcast do CAU/RJ, contou com a participação de Lia Motta. Ela é arquiteta e urbanista, especialista em Conservação e Restauração de Sítios e Monumentos Históricos, mestre em Memória Social, além de doutora em urbanismo.
“O Rio de Janeiro tem uma identidade pela sua produção cultural ao longo de dois séculos. Se você mapear, você tem a Colônia, o Império, a Primeira República e a República pós-Vargas. Muito importante essa nossa identidade para sucatear esses prédios. E são prédios públicos, que podem ter usos públicos”, afirmou a arquiteta e urbanista na entrevista.
Sobre o Perspectiva
Criado em 2020, o podcast do CAU/RJ tem o objetivo de debater temas importantes para a profissão e para a cidade, sob diferentes perspectivas.
O programa é apresentado por Marta Valim e Nicolas Braga, da equipe de comunicação do CAU/RJ. Devido à pandemia da Covid-19, o Perspectiva está sendo gravado com todos os participantes na segurança de suas casas.
Além do site, o episódio está disponível no Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Ouça o #17 do Perspectiva no player abaixo: