Diferentes ângulos e fases das obras de Oscar Niemeyer estão retratadas na exposição “Niemeyer em Niterói”, aberta ao público nesta quinta-feira (21), às 9h, no Bistrô Mac. O acervo é de Paulinho Muniz, professor de fotografia da Sociedade Fluminense de Fotografia, que acompanhou durante anos a realização dos projetos.
Patrocinada pelo CAU/RJ, a mostra reúne 23 fotografias, divididas em 12 painéis, que ilustram as sete principais obras do arquiteto na cidade. Além do Museu de Arte Contemporânea, primeira obra de Niemeyer em Niterói, que completa 20 anos de inauguração em setembro e está atualmente em reforma, há belas imagens da Estação de Charitas, do Centro Petrobras de Cinema, ainda a ser inaugurado, e da garagem subterrânea em frente à Praça do Valonguinho no Centro, que pouca gente sabe que tem o traço do arquiteto.
“Há ainda uma coleção das obras que estão no Caminho Niemeyer, que são o Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemeyer e o Centro de Memória Roberto Silveira. Acompanhei de perto estas obras que transformaram aquele imenso terreno baldio em uma praça viva, reunindo num mesmo espaço toda a criatividade do gênio da arquitetura”, explica Paulinho.
A exposição fica no Bistrô Mac, no subsolo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em Boa Viagem, a mais conhecida obra de Niemeyer em Niterói. A entrada é franca.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ • CEP: 24210-390 • Tel: (21) 2620-2400
Horário da Visitação da Mostra: Terça a domingo, das 9h às 18h (Até 30 de março)
Veja como foi a abertura da exposição: http://www.caurj.gov.br/?p=19083