Nesta segunda edição da Janela Cultural, o CAU apresenta trabalhos de colegas de outros países, alguns destes profissionais com projetos no Rio de Janeiro e outros com desejo expresso de realizarem obras no Brasil. Os sete arquitetos selecionados são conhecidos mundialmente e alguns são responsáveis por projetos como Cidade das Artes, Museu do Amanhã e Hotel Fasano.
Essa troca de experiências é fundamental para que a profissão evolua. É possível aprender muito com projetos realizados em outros países e também oferecer conteúdo aos escritórios que pretendem atuar na cidade. O Conselho não pode se basear em visões atrasadas que se fundamentam no conceito de reserva de mercado.
O CAU não é contra a chegada de escritórios internacionais. O que se pretende é disciplinar e normatizar estas atividades embasadas numa relação de reciprocidade. Convênios e acordos bilaterais com instituições de outros países é o caminho natural para conseguir o equilíbrio no relacionamento profissional entre os arquitetos brasileiros e colegas estrangeiros.
Arquitetos internacionais:
Zaha Hadid
Richard Rogers
Christian de Portzamparc
Santiago Calatrava
Norman Foster
Phillippe Starck
Chad Oppenheim