O CAU/RJ ao completar seu primeiro ano de existência lança o Boletim permanente de periodicidade regular. O objetivo do Conselho é torná-lo um instrumento ágil, atraente, de fácil leitura, que possibilita a informação, o contato e o diálogo entre o CAU/RJ e todos os arquitetos e urbanistas do Estado do Rio de Janeiro.
O primeiro ano de vida do CAU/RJ foi duro e trabalhoso. Isso porque não é fácil começar uma instituição oficial e autárquica praticamente da estaca zero. As fundações foram lançadas. Elas estão em terreno sólido e estável, pois, neste processo, foram evitados erros históricos que causaram muito mal a nossa profissão e que nos levaram a criar o nosso próprio Conselho – CAU. Agora, a tarefa seguinte do nosso cronograma é construir e consolidar a sua estrutura institucional sadia e democrática que evite práticas corporativas, cartoriais, burocráticas, arrecadadoras, distantes dos anseios e necessidades da categoria.
Com tenacidade obteve-se, neste último ano, inúmeras conquistas importantes para os arquitetos e urbanistas fluminenses, tais como atendimento pleno aos profissionais na obtenção de registro, RRTs e certidões de acervo técnico e apoio para emissão das novas carteiras profissionais. Mas, há muito ainda a fazer como consolidação da sede, interiorização do Conselho por meio de representações regionais, ações de valorização profissional, tais como a desregulamentação e autonomia do arquiteto urbanista, assistência técnica profissional à população de baixa renda e a implantação de fiscalização inteligente do exercício profissional, priorizando o combate à prática ilegal da profissão. Para o sucesso desta empreitada é essencial a participação do maior número de colegas. É preciso que o CAU se legitime além do que determina a lei nº 12.378 de 31/12/2010 e isto só ocorrerá com o reconhecimento de sua representatividade.
O CAU/RJ experimenta com erros e acertos a sua consolidação institucional. Este é um trabalho permanente. Para que ele acerte mais é necessário realizar uma profunda investigação dos rumos de nossa profissão e exercício profissional, da produção arquitetônica e urbanística em nossas cidades, da relação entre a prática da profissão e sua formação nas Universidades e finalmente dos compromissos éticos entre os colegas de profissão, contratantes e a sociedade em geral. Este Boletim, em conjunto com o site do CAU/RJ, deverá se constituir em canais que propiciem estes debates e reflexões.
A luta em defesa da profissão e do seu exercício digno são as bandeiras principais do ideário político do CAU. Entretanto, a presença da instituição ao lado das demais representações profissionais e sociais do nosso Estado nas questões da qualidade de vida da nossa população é também um princípio balizador de sua atuação. Foi com esta compreensão que o CAU/RJ organizou e liderou no último dia 06 de dezembro o 1º Encontro Anual com a sociedade organizada do Rio de Janeiro – instância consultiva regimental do CAU/RJ – dispositivo moderno e avançado da nossa organização.
O desafio contemporâneo que nos é proposto para o progresso da profissão é conseguir sintetizar e integrar os nossos desígnios aos desejos e demandas da sociedade em que estamos inseridos. Sigamos, pois, com coragem e determinação na consecução destes objetivos. Que o ano de 2013 represente para todos nós mais um passo nesta longa caminhada de afirmação da nossa profissão e da sociedade brasileira.
COLEGA, DEFENDA O SEU CONSELHO PROFISSIONAL.