O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro comunica com orgulho a aquisição de sua primeira sede própria, na Avenida Chile 230, 23º pavimento, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
Com sérias deficiências nas atuais instalações alugadas, sem adequadas condições de funcionamento, e impossibilitado de prestar com eficiência e eficácia os serviços e o atendimento para os quais foi criado, o CAU RJ se prepara agora para iniciar uma nova fase em suas atividades.
Em consonância com outros importantes Conselhos no Brasil, que tomaram a iniciativa de viabilizar suas sedes próprias, o CAU RJ, sempre muito consciente da gravidade do cenário econômico e político da nação, entendeu também que, como em todas as crises, boas oportunidades podem ser vislumbradas.
Após análise detalhada das atuais condições e reais possibilidades de ação, com conhecimento de causa e responsabilidade, a Plenária do Conselho decidiu em julho do corrente ano autorizar o início de procedimentos destinados a um chamamento público para oferta de propostas para compra de imóveis destinados à sede própria do CAU RJ, o que se deu com toda a divulgação que determina a legislação pertinente.
Tendo atendidos todos os requisitos estabelecidos em Edital, o imóvel – com titularidade da Chevron Brasil, proprietária da marca Texaco -, foi homologado pela Comissão Temporária criada para a condução do processo que agora se concluiu com a aprovação da aquisição, em histórica reunião Plenária do CAU RJ no dia 13 do corrente mês.
Representante importante do movimento modernista da arquitetura dos anos 60, o atual Centro Empresarial Castello Branco – CECB foi projetado pelos arquitetos Haroldo Cardoso de Souza e Rogério Marques de Oliveira, em 1968, destinado a abrigar a sede do extinto Banco Nacional de Habitação – BNH, obra concluída em 1973.
A par de sua importância arquitetônica e histórica, ao lado e contemporâneo dos edifícios sedes da Petrobrás e do BNDES na área mais central da cidade, as ótimas condições da edificação e do 23º pavimento permitirão uma rápida instalação do Conselho, sem a necessidade de grandes obras para sua adequação.
Livre do aluguel e isento do IPTU, o CAU RJ passa dos atuas 462,00 m² para 952,09 m² de área útil, com planta baixa livre de colunas e total aproveitamento. O CECB conta ainda com auditório exclusivo com capacidade para 150 pessoas, onde o CAU RJ poderá finalmente proporcionar mais e melhores condições para cursos, palestras e eventos de capacitação e atualização para os arquitetos e urbanistas. Anexo ao bloco principal encontra-se o importante Teatro Nelson Rodrigues, unidade integrante do Caixa Cultural, atualmente em fase de reforma.
A compra da nova sede foi feita em excelentes condições de preço, face ao atual cenário do mercado imobiliário, e impacta favoravelmente o Balanço Patrimonial do CAU RJ ao substituir o capital em espécie por patrimônio imobiliário com expressivo potencial de valorização futura.
A atual Direção do CAU RJ entende que a corajosa decisão de aquisição de sede própria neste momento representa uma justa, correta e consciente aplicação de parte dos recursos da autarquia em eficiência corporativa, com a tranquilidade e segurança de uma gestão comprometida com a real importância e representatividade de um Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Esperamos poder agora ativar um convívio proficiente entre os arquitetos e urbanistas que vivem e trabalham em nosso Rio de Janeiro, desde já de braços abertos para nossos colegas de todo o mundo na UIA 2020.