O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) assinaram a segunda etapa do convênio técnico firmado entre as duas entidades para a realização do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 2020, no Rio de Janeiro.
Nesta segunda etapa, será realizado concurso para a escolha do projeto do estande brasileiro no Congresso UIA 2017, em Seul. A primeira parte do convênio entre CAU-RJ e o IAB-RJ foi assinada em 2015 e prevê a cooperação até 2020. Nesse primeiro momento, a parceria teve como principal objetivo a realização do concurso que escolheu a identidade visual da UIA 2020. Os vencedores, anunciados em 26 de fevereiro de 2016, foram os designers Glaucio Campelo e Suzana Valadares Fonseca.
Para o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, o convênio é mais uma das importantes ações do Conselho que têm o objetivo de valorizar e promover a arquitetura e o urbanismo, mostrando sua relevância para a sociedade. “O Congresso UIA 2020 é uma oportunidade única para toda a América do Sul. Poderemos discutir com colegas do mundo inteiro e a sociedade questões que afetam a todos nós”, disse. É esperada a participação de cerca de 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo no Congresso.
“Daqui até 2020, teremos eventos, ações para dar musculatura para que possamos ter uma discussão mais aprofundada sobre arquitetura e urbanismo”, afirmou o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz.
O Rio de Janeiro foi escolhido como sede para a realização do 27º Congresso Mundial da UIA de 2020, em agosto de 2014, em Durban, na África do Sul, superando as concorrentes Melbourne, na Austrália, e Paris, na França.
O tema proposto para a UIA 2020, “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, busca discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social.