Buscando ampliar o diálogo com os arquitetos e urbanistas e a sociedade civil, o CAU/RJ tem realizado uma série de reuniões preparatórias para o 5º Encontro com a Sociedade e a II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro, que acontecem nos dias 24, 26 e 27 de setembro, no IAB-RJ.
No final de julho, uma reunião com representantes da sociedade civil definiu os temas do 5º Encontro. O evento discutirá a Habitação, englobando assuntos como a assistência técnica, o programa Minha Casa Minha Vida e as Habitações de Interesse Social, e a Produção da Cidade, para discutir as Olimpíadas, a mercantilização das cidades e “as cidades que queremos”.
“Atuo em favelas e acredito que existem dificuldades na compreensão de qual é a função social da propriedade. Os projetos do programa Minha Casa Minha Vida nunca foram apresentados e discutidos com os moradores”, afirmou Eliane de Oliveira, da Pastoral de Favelas. Já Henrique Barandier, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), defendeu o tema da cidade pós-Olimpíadas. “Desde a primeira candidatura do Rio para sediar os Jogos Olímpicos, há uma obsessão de planejar a cidade para receber esses eventos. E agora, o que vai pautar a cidade?”, pontuou.
O presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, destacou a necessidade de um diálogo com mais setores da sociedade. “Nossas atividades acabam sendo muito voltadas para arquitetos e urbanistas, o que é normal, pois fazem parte de nossa rede de relacionamentos. Este ano realizaremos a II Conferência, que terá os profissionais como foco, mas, para o 5º Encontro, temos de promover, de fato, uma integração entre os arquitetos e urbanistas e a sociedade”, afirmou o presidente.
“Esperamos que essa aproximação com as entidades da sociedade civil não seja apenas para o 5º Encontro”, complementou o vice-presidente, Luis Fernando Valverde. Para ele, os temas a serem discutidos não deveriam estar focados apenas na capital, mas em todo o estado.
Participaram da discussão Letícia Pimentel (Iphan); Conrado Carvalho (Soluções Urbanas); Sandra Kokudai (Fundação Bento Rubião); Eliane de Oliveira (Pastoral das Favelas) e Henrique Barandier (Ibam), além do presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes; do vice-presidente, Luis Fernando Valverde; dos Conselheiros Carlos Krykhtine, Romão Veriano e Claudia Baima, integrantes da Comissão Especial e Temporária da Segunda Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas e Quinto Encontro com a Sociedade (CESC), e o secretário-executivo dos eventos, Will Robson Coelho.
Tanto o 5º Encontro quanto a II Conferência terão como lema “A produção de espaços na Cidade – a relevância de conteúdo, estudos técnicos e a discussão do planejamento e do projeto completo”.
Os assuntos que serão debatidos na II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas já haviam sido definidos. Com o tema “A Cidade e a Urgência do Projeto”, a conferência terá quatro subgrupos: “As escalas do planejamento: a Cidade e a Metrópole”; “A memória e a paisagem urbana: o projeto e o partido”; “A qualidade da concepção, do projeto e da execução da obra”; “O ensino, a ética e a responsabilidade no projeto”.
Também haverá bate-papos com arquitetos e urbanistas convidados sobre planejamento urbano (Planejamento estruturante e o projeto de país) e projeto de arquitetura (O êxito no desenvolvimento do projeto completo). Para o dia 25 de setembro, estão sendo programados workshops e visitas culturais.
A programação completa do 5º Encontro com a Sociedade e da II Conferência será divulgada em breve.