Para orientar síndicos, inquilinos e proprietários de imóveis sobre a realização de obras e reformas, o CAU/RJ elaborou dois guias esclarecendo dúvidas mais frequentes, que passarão a ser distribuídos nas ações de fiscalização do Conselho.
O material voltado para os síndicos trata da autovistoria e da realização de obras e reformas no condomínio e nas unidades. O folheto explica, por exemplo, quando as vistorias técnicas são obrigatórias ou facultativas, que documentos os moradores devem apresentar, além de fornecer mais informações sobre a NBR 16.280/2014 da ABNT.
O outro guia é destinado a inquilinos, usuários e proprietários de imóveis e ressalta a necessidade de contratação de um profissional com conhecimento técnico, para que uma pequena mudança no layout do imóvel, nos revestimentos ou na instalação de um aparelho de ar condicionado não se torne um grande problema a ser administrado por moradores e condomínio. O material informa ainda que o arquiteto e urbanista pode se responsabilizar por projetos e execução de obras e reformas de qualquer porte.
Baixe os guias aqui:
Guia de obras e reformas – Orientações para inquilinos, usuários e proprietários de imóveis
Guia para síndicos – Orientações sobre autovistoria e reformas nas unidades