O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) é uma autarquia federal com autonomia técnica, administrativa e financeira. É uma instituição que fiscaliza, orienta e disciplina o exercício profissional de Arquiteto e Urbanista, conforme diretrizes do CAU/BR.
Para debater, trocar ideias e aperfeiçoar o trabalho deste Conselho, seu Regimento Interno estabelece a criação de Órgãos Consultivos de Apoio ao Plenário formado por Comissões Permanentes, Especiais ou Temporárias, todas compostas por Conselheiros eleitos em Reunião Plenária.
Em 2014, houve votação em reunião plenária para a composição das seguintes Comissões Permanentes: Finanças, Ensino e Formação, Ética e Exercício Profissional. O papel principal das Comissões, organizada por um coordenador e um substituto, é atuar na organização das atividades do Conselho em cada setor.
Abaixo, listamos a principal função de cada Comissão Permanente.
– De Finanças: instrumento fiscalizador da arrecadação e dos gastos do Conselho no cumprimento das atividades do seu planejamento anual e da sua proposta orçamentária;
– De Ética: encarregada de apurar denúncias de desvios éticos no exercício profissional do arquiteto e urbanista, ouvindo as partes para submeter ao Plenário do Conselho suas conclusões;
– De Ensino e Formação: tem o objetivo de formular medidas que apontem para melhoria da formação profissional, possibilitando ao Conselho debater com a área acadêmica suas propostas;
– De Exercício Profissional: busca, entre outras atividades, debater as questões relativas ao exercício profissional tais como relações de trabalho, normatização dos concursos e, principalmente, propor a discussão anual com a sociedade sobre o papel do arquiteto urbanista no “Encontro CAU/RJ com a sociedade”, realizado anualmente.
Além das Comissões, o CAU/RJ tem em seu Regimento Interno a formação de Grupos de Trabalho com a participação de convidados e cuja atividade se restringe a assuntos específicos relativos ao estado do Rio de Janeiro.
No momento, estão em atividade dois GT´s: “Mobilidade Urbana”, que discute a questão dos transportes na cidade do Rio de Janeiro e seu entorno; e “Patrimônio Cultural Construído, material e imaterial no Rio de Janeiro, sua defesa e preservação”.
A discussão e a troca de experiências, críticas e sugestões são fundamentais para conquistarmos a valorização profissional, além de garantir nossos direitos e coibir práticas antiéticas. Além disso, nossos GT´s têm o objetivo de tratar assuntos importantes do nosso estado e, assim, colaborar com a nossa sociedade.
Veja a composição de cada Comissão aqui.