O ano que se inicia tem como principal característica para todos nós, que assumimos a tarefa de construir o Conselho próprio dos arquitetos e urbanistas, consolidar o CAU/RJ, respaldados pelo significativo resultado das eleições realizadas em 2011.
Superamos as enormes dificuldades quando comunicados, em dezembro de 2011, de que o CAU/RJ não poderia mais funcionar, mesmo em regime de transição, no Edifício sede Arquiteto Oscar Niemeyer, na Rua Buenos Aires. Imediatamente, foi alugado um espaço provisório na Av. Presidente Wilson, contratou-se funcionários temporários e serviços emergenciais para, de forma prioritária, garantir o atendimento aos colegas, quanto à aquisição de seus registros, RRTs, CATs e outras demandas, através da adesão ao SICCAU, proporcionada pelo CAU/BR, evitando-se assim o anunciado “apagão” do sistema recém-implantado.
Cabe destacar, ainda em 2012, o processo de confecção das carteiras, coordenado pelo CAU/BR, com o apoio operacional do CAU/RJ, atendendo a todos os arquitetos e urbanistas fluminenses.
Finalmente em 2013, ainda com algumas dificuldades administrativas, próprias de uma autarquia pública em formação, iniciamos o fortalecimento institucional do CAU/RJ, com a participação e promoção de encontros, seminários e eventos, além da presença em diversos Conselhos Municipais e Grupos de Trabalho.
Assinaturas dos primeiros Convênios e Termos de Cooperação Técnica com entidades e prefeituras foram outras importantes iniciativas.
Instalou-se o CEAU – Conselho das Entidades (IAB, SERJ, ABAP, AsBEA, ABEA) de Arquitetura e Urbanismo. Em outubro foram realizados o 2º Encontro com a Sociedade, a Conferência CAU/RJ e o 10º Fórum dos CAU/UFs.
No campo da valorização profissional, cabe destacar o acompanhamento de editais de concorrências públicas e concursos para arquitetos e urbanistas, adequando-os à Lei 12.378/2010, além dos questionamentos a propostas como Porto Maravilha, VLT na Av. Rio Branco, os Códigos Urbanísticos, entre outros. E ainda a participação na divulgação da Lei de Autovistoria Predial, com a adesão de mais de 750 colegas ao Programa de Autovistoria do CAU/RJ.
Outra importante iniciativa foi a exigência de inclusão do nome dos arquitetos e urbanistas nas propagandas de lançamentos imobiliários, conforme determinação legal.
Agora, iniciamos o ano de 2014 com a publicação do Edital do Concurso Público para o quadro permanente de funcionários do CAU/RJ, a elaboração do relatório de auditoria interna e o texto definitivo do Regimento Interno para aprovação.
Ainda temos muito para fazer, muito trabalho a realizar, tais como, a estruturação do setor de fiscalização, a implantação do modelo de gestão profissional e a consolidação administrativa e financeira, além da definição da sede definitiva para o CAU/RJ.